quinta-feira, 29 de junho de 2017

Joba Tridente: Articulando o Reciclável: Contrapartida 14


Articulando o Reciclável
orientador Joba Tridente

Para encerrar uma série de 28 Oficinas de Arte Sustentável, em Contrapartida ao Projeto Articulando o Reciclável - aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná e que conta com apoio da COPEL, realizei as últimas quatro no Centro de Capacitação de Artes Guido Viaro, em Curitiba, Paraná.



Articulando o Reciclável
Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora
Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro
Oficina em Contrapartida - 14

No Centro de Capacitação de Artes Guido Viaro, além de uma pequena exposição (de 07 a 23 de junho de 2017) com obras de Arte Sustentável, de minha autoria, foram agendadas duas Oficinas de InterAtividade - Composições e Interferências Visuais (09 de junho de 2017) e duas de Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora (09 e 23 de junho de 2017).

O resultado das duas Oficinas de InterAtividade - Composições e Interferências Visuais, direcionadas ao público infantojuvenil (7 a 13 anos) dos períodos da manhã e da tarde, já publiquei e você pode conferir AQUI.


A primeira Oficina de Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora foi aberta às adolescentes do Curso de Teatro e a segunda para os alunos do curso de arte para Formação de Docentes (Magistério). 

Assim como na InterAtividade - Composições e Interferências, com as crianças, também não é fácil acompanhar os autores mais entusiasmados e ou sequer questioná-los e analisar com eles seus textos, que às vezes pode ser apenas uma frase de autoajuda, um ditado, uma frase de efeito, um versinho romântico em Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora.


Para a OficinAtividade de Poesia Aleatória com as adolescentes (09.06.2017) e para apresentação do curso, foi utilizado o meu Banco de Palavras. Para a Oficina semi-intesiva (de quatro horas), tanto o meu quanto o Banco de Palavras produzido pelos alunos.











Nesta postagem você apreciou apenas uma breve seleção mista de textos criados pelo professor Felipe Quadra e suas alunas de Teatro. Assim que receber e editar as fotos (que desta vez não foram tiradas por mim) do material poético produzido por alunos do Magistério, na Oficina realizada no dia 23.06.2017, no CECA Guido Viaro, acrescento-as aqui.

***


Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora, criado (por mim) há vinte e dois anos e que já resultou em diversos opúsculos impressos e digitais é um dos Projetos de Iniciação Literária mais divertidos e eficientes do país..., e possivelmente o único de Literatura Sustentável. A Oficina de 10 horas, que pode ser adaptada para OficinAtividade de (no mínimo) uma hora, oferece aos oficinandos a oportunidade única de aprender a reciclar palavras, criando uma poesia casual, descontraída e até mesmo distraída, reutilizando textos de publicações já descartadas, através de um dinâmico e divertido exercício que busca dar um novo sentido a palavras aleatórias em textos aleatórios. Um exercício que o fará pensar no significado da palavra que tem em mãos ao construir um verso e descobrir que algumas são poéticas e outras esperam a vez de se tornarem poéticas.

*****


NOTA: Saiba mais sobre o Projeto Articulando o Reciclável neste link AQUI. Para conhecer o resultado de cada uma das 28 Oficinas em Contrapartida é só consultar o Arquivo do Blog (à direita) e ou clicar nos links da Biblioteca Pública do Paraná: Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora; Interatividade - Composições e Interferências Visuais; do Hospital de Clínicas - UFPR: Brinquedos e Bonecos Lúdicos Articulados; Poesia Aleatória Reciclando a Palavra Jogada Fora; Brinquedos e Bonecos Lúdicos - Hemato Oncologia; Brinquedos e Bonecos Lúdicos - CEI - Pipa Encantada; do Centro Metropolitano Psiquiátrico: Poesia Aleatória - 1; Poesia Aleatória - 2; Poesia Aleatória - 3; InterAtividade; Brinquedos Lúdicos; da COPEL: Dia da Família na Copel.

Para conhecer alguns trabalhos feitos nas oficinas oficiais no Centro Juvenil de Artes Plásticas-CJAP clique em CJAP 1; CJAP 2; CJAP 3; CJAP 4; CJAP 5; CJAP 6; na Biblioteca Pública do Paraná - BBP clique em Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora e Interatividade – Composições e Interferências Visuais.


Joba Tridente é artista gráfico e artista plástico, escritor de verso e prosa, crítico de cinema e cineasta, fazedor de brinquedos e criador de bonecos articulados, oficineiro cultural, há 22 anos. Produz Arte Sustentável desde os anos 1980. Currículo completo AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário